sexta-feira, 7 de março de 2014

Resumo sobre problemas ambientais - Para alunos do Fund. II. Dê um clique e acesse.





ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE
Poluição atmosférica e suas consequências. Destacar fenômenos abaixo:

FENÔMENO
CARACTERÍSTICAS
Ilhas de calor
O excesso de edificação nos grandes centros urbanos, causa o aumento da temperatura nos centros das grandes cidades

Buraco na camada de ozônio
O principal agente causador é o CFC - clorofluorcarbonetos que reagem com o O3 (ozônio) na estratosfera destruindo a camada de O3 que filtra grande parte da radiação ultravioleta. Como consequência há o aumento da incidência de   radiação solar ultravioleta e aumento dos casos de câncer de pele.
Aumento do efeito estufa
Excesso de poluição principalmente de gás carbônico na atmosfera devido à poluição industrial, de veículos, queimadas, pecuária etc. está gerando o aquecimento global. Com isto poderá haver o derretimento das geleiras, aumento do nível médio dos mares, tempestades mais intensas e frequentes, alterações climáticas que comprometendo as características dos biomas, levando à extinção de várias espécies etc.

Inversões Térmicas
No inverno se a  camada de ar frio  ficar sob o ar quente devido a superfície fria não conseguir aquecê-la rapidamente para haver a convecção, há estabilização das correntes de convecção. A falta de movimento convectivo do ar dificulta a dispersão dos poluentes nas cidades, prejudicando a qualidade do ar e aumentando as doenças respiratórias.
Chuvas ácidas
Emissões de dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de  enxofre (SO2) por indústrias e veículos aumentam a concentração destas substâncias no ar, que reagem formando ácidos provocando a diminuição do PH da água da chuva. Isto pode acidificar solos, lagos e aumentar a corrosão de monumentos e prédios ao longo dos anos.


Degradação solos e águas subterrâneas

Anualmente o uso inadequado do solo nas atividades agropecuárias tem levado a graves danos. Estamos perdendo solos cultiváveis. A desertificação, que em certos casos tem causas naturais, é promovida hoje também pela ação antrópica. A erosão e o empobrecimento do solo tornam áreas impróprias para a vida vegetal. A contaminação por fertilizantes e agrotóxicos é outro problema grave nas áreas cultiváveis, tanto para os solos como para a água subterrânea (aquíferos).
Os aquíferos são importantes mananciais e os problemas vão desde o uso irracional baseado no desperdício da água até a contaminação progressiva. Não só a atividade agropecuária, mas também o chorume do lixo e o esgoto nas cidades poluem os solos e as águas subterrâneas.
A seguir verifique a localização de um dos maiores aquíferos do mundo, localizado na América do Sul, incluindo áreas subterrâneas de quatro países: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. No Brasil o Aquífero Guarani se estende por vários Estados. Veja no mapa:

AQUÍFERO GUARANI


 Fonte: http://www.cprm.gov.br

Degradação das águas dos rios e oceanos

Embora nosso planeta tenha ¾ de sua superfície coberta por águas, a maior parte é salgada, outra parte está congelada nas geleiras dos pólos e montanhas e outra em difícil acesso armazenada em rochas nos lençóis subterrâneos (aquíferos). As águas doces superficiais de fácil captação dos rios e córregos estão sendo degradadas e nas grandes cidades, mesmo em áreas onde há muitos rios, já enfrentamos escassez de água potável (própria para o consumo humano). Jogar lixo e esgoto sem tratamento no ambiente é fácil e barato, enquanto resolver estes problemas para não poluir o ambiente é caro e demorado. Governos e sociedades não querem pagar por isso e vão deixando para as gerações futuras o problema. Será cada vez mais caro e demorado o tratamento da água para conseguirmos torná-la potável. Em áreas de climas semiáridos e desérticos a escassez de recursos hídricos é ainda pior.
Além da poluição da água doce superficial e a que podemos extrair de aquíferos para torná-la potável, estamos também poluindo os mares e oceanos afetando os ecossistemas marinhos. Uma das grandes preocupações é o plâncton que está na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos.    Além disso, acredita-se que o conjunto das algas microscópicas (fitoplâncton) produz de cerca de 98% do oxigênio da atmosfera terrestre.

O problema do lixo

O lixo é hoje um dos maiores problemas nas grandes cidades. Produzimos diariamente toneladas de lixo e há cada vez menos espaços adequados para aterros sanitários. Na maioria das cidades brasileiras o lixo é depositado em lixões sem impermeabilização do solo, sem drenagem de gás metano e do líquido tóxico chamado chorume. O solo e a água subterrânea ficam contaminados e há concentração do gás metano(CH4)  no amontoado de lixo com risco de explosões e incêndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário