Primeiras aulas de Geografia - 9° anos.
Alunos do 9° ano! A professora de geografia deixará publicado aqui os registros de aulas da disciplina para todos terem acesso. Assim quem faltar poderá manter as anotações em dia. Lembrem-se de que a atualização dos registros de aula comporá a avaliação bimestral.
Se você está em atraso com os registros das aulas de Geografia, aqui encontrará os pequenos textos de aulas passadas, "resuminhos" que foram escritos na lousa depois da explicação. Se você perdeu aulas atualize seus registros de caderno, estude e pesquise os assuntos abordados, pois já perdeu as explicações e poderá ficar com dúvidas na hora da prova.
Se você está em atraso com os registros das aulas de Geografia, aqui encontrará os pequenos textos de aulas passadas, "resuminhos" que foram escritos na lousa depois da explicação. Se você perdeu aulas atualize seus registros de caderno, estude e pesquise os assuntos abordados, pois já perdeu as explicações e poderá ficar com dúvidas na hora da prova.
OBS: nas primeiras semanas não havia horários definidos, então os registros de caderno estão diferentes de uma classe para outra, pois algumas classes tiveram mais aulas que outras. As aulas utilizadas para exibição de vídeos, apresentações de trabalhos e correção de exercícios não fazem parte dessa lista, pois não tiveram registros de caderno.
Primeiro Bimestre
Primeiro Bimestre
Aula 1 - Apresentação da professora e introdução ao tema a ser trabalhado no primeiro bimestre.
Objetivo: identificar o que é um planisfério político e perceber que a configuração das fronteiras entre os países é definida politicamente e/ou em função dos diversos conflitos e guerras que ocorrem ao longo da história.
Planisfério Político
O planisfério político mostra a divisão territorial do mundo em diversos países, colônias e protetorados. Essa divisão não é estática, pois as fronteiras desses territórios são alteradas ao longo da história em função, principalmente, de conflitos e guerras.
Veja o Planisfério Político acessando o link abaixo:
Veja o Planisfério Político acessando o link abaixo:
https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/2020/11/mapa-mundi.jpg
Aula 2 - Introdução aos conceitos básicos
Objetivo: reconhecer e diferenciar os conceitos de Estado-Nação e Nação e entender o significado de soberania.
Estado-Nação
Quando nos referimos aos países estamos falando na verdade de Estados-Nações. O Brasil, por exemplo, reúne os três elementos essenciais para que se constitua num ESTADO-NAÇÃO: Tem uma nação (povo), tem um território definido por fronteiras e um governo soberano.
Nação
O termo NAÇÃO refere-se ao conjunto de pessoas que, como coletividade, se identifica como pertencente a um mesmo povo, ou seja, as pessoas se identificam por laços culturais fortes como língua, crenças, modos de vida. Pense, por exemplo, o porquê você se considera um brasileiro e não um japonês. Será que é somente por que você nasceu no Brasil? O que é ser brasileiro nato e o que é ser naturalizado?
Responda:
1) Diferencie os termos Nação e Estado Nação:
2) Cite alguns elementos da sua cultura que o identifique como um brasileiro:
Aula 3 - Continuação da aula 2 - Conceitos Básicos
Soberania
É a capacidade de um Estado instituir normas e leis que serão cumpridas pela sociedade em seu território. Há ameaça à soberania de um Estado-Nação quando, por exemplo, um Estado-Nação invade o território de outro e realiza atividades dentro do território estrangeiro, desrespeitando as normas ali em vigor.
Quando há ameaça aos direitos humanos ou necessidade de intervenção militar ou humanitária os Estados-Nações devem discutir e tomar iniciativas conjuntas através de órgãos supranacionais como a ONU - Organização das Nações Unidas.
Exemplo: Intervenção de forças de paz da ONU em áreas de conflito.
Responda:
1) Por que podemos dizer que o Brasil é um país soberano?
2) Cite um exemplo de ameaça a soberania de um Estado-Nação:
Responda:
1) Por que podemos dizer que o Brasil é um país soberano?
2) Cite um exemplo de ameaça a soberania de um Estado-Nação:
Aula 4 - Aula expositiva sobre alguns aspectos da organização política do Estado Brasileiro
Objetivos: identificar algumas características da organização do Estado Brasileiro com enfoque nas instituições que caracterizam os Três Poderes da República
Os poderes da República
Poder Executivo - responsável por administrar, chefiar o governo, tomar decisões administrativas com base na legislação em vigor.
Representantes do Poder Executivo:
Federal - Presidente da República
Estadual - Governador de Estado
Municipal - Prefeito
Aula 5 - continuação da aula 4
Poder Legislativo - responsável por elaborar as leis e fiscalizar a atuação do poder executivo
Representantes do Poder Legislativo
Federal - Deputados Federais (Câmara Federal) e Senadores (Senado)
Estadual - Deputados Estaduais (Assembleia Legislativa)
Municipal - Vereadores (Câmara Municipal)
OBS: Os representativos dos Poderes Executivo e Legislativo são eleitos (cargos eletivos)
Poder Judiciário - responsável por empreender a justiça, fazer cumprir as leis em vigor
Representantes do Poder Judiciário:
Juízes e diversos Tribunais de Justiça, Superior Tribunal de
Justiça e o Supremo Tribunal Federal. Há também o Conselho Nacional de Justiça como órgão
responsável por garantir a autonomia do Poder Judiciário, além de organizar e fiscalizar
a atuação dos seus representantes.
Responda corretamente:
1) Cite os cargos que representam os Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário no Brasil
2) Qual o o nome do atual chefe do Poder Executivo no Município de São Paulo?
Aula 6 - Trabalhando conceitos básicos a partir do planisfério político e retomando outros já trabalhados em aulas anteriores.
Objetivos: definir e diferenciar conceitos de território, país e fronteira.
Território: é o espaço físico sobre o qual um povo possui o domínio e o poder de ocupação. O domínio de um Estado-Nação sobre seu território vai além das terras em si, abrange seu espaço aéreo e o "mar territorial" em casos de países banhados por oceanos e mares.
País: é o território de um Estado-Nação delimitado por fronteiras e reconhecido internacionalmente.
Aula 7 - cont. da aula 6
Fronteira: é o limite entre um território e outro. As fronteiras entre os países são marcadas, no planisfério político, por linhas. Na verdade essas linhas são imaginárias. No terreno podem existir limites naturais que marcam a divisa. Exemplo: um rio, uma montanha ou serra. É importante que os Estados-Nações tenham controle sobre suas fronteiras para evitar invasões, retirada ilegal de seus recursos naturais, entrada de imigrantes ilegalmente, contrabando etc.
Aula 8 - aula apenas expositiva revendo conceitos de aulas anteriores.
Objetivo: analisar o planisfério político - observar algumas
alterações já ocorridas em relação ao mapa disponível na escola.
Aula 9 - cont. da aula 7: Abordagem sobre alterações de fronteira com base no planisfério político.
Objetivo: apontar fatores envolvidos na definição de fronteiras em
algumas áreas do mundo envolvidas em recentes conflitos. Levantar alguns
exemplos de países recentemente criados, inclusive que não estejam no mapa da escola.
Conflitos separatistas e
Transformações do Planisfério Político
Transformações do Planisfério Político
Existem países no mundo que foram criados recentemente devido aos conflitos separatistas. Esses conflitos ocorrem quando um povo (nação) luta para separar-se de um Estado-Nação ao qual não se identifica como pertencente, luta para conquistar domínio pleno sobre o território que ocupa. Na maioria dos casos é uma minoria étnica que não se sente representada pelo poder político e quer se separar e constituir-se como um outro Estado-Nação. Conflitos violentos devido às lutas separatistas podem resultar em muitas mortes e refugiados* além de alterações de fronteira e surgimento de novos países no planisfério político.
Ex: Timor Leste; Sudão do Sul.
* refugiados - pessoas que abandonam seus locais de origem devido a conflitos e perseguições que ameaçam suas vidas.
Assista a reportagem abordando o tema acessando o link abaixo:
http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/conheca-a-historia-de-refugiados-da-siria-que-recomecaram-a-vida-no-brasil/3600274/
Aula 10 - Nações que lutam por um território
Objetivo: identificar a existência de nações que não se constituem em
Estados-Nações e relembrar as condições necessárias para serem reconhecidos como tal.
Nações que lutam por um território
Nem todos os povos do mundo vivem em territórios próprios constituindo-se em Estados-Nações. Lembrando que as Condições necessárias para constituição de um Estado-Nação são: soberania, território definido por fronteiras e uma nação.
Exemplos de alguns povos (nações) que não reúnem condições para serem considerados Estados-Nações:
Curdos (vivem principalmente em território entre Turquia, Síria e Iraque e Irã)
Bascos (vivem em território entre Espanha e França)
Tibetanos (vivem no Tibet, território invadido e dominado pela China)
Objetivo: revisar temas trabalhados em aulas anteriores
Exercícios
OBs: Deixe no mínimo 3 linhas para responder as questões 1, 2.
Responda:
1) O planisfério político é imutável? Justifique:
2) O que é fronteira?
3) Para que exista um Estado-Nação é necessário reunir três
elementos: ____________, ____________ e ______________
4) Relacione:
a) território
b) país
c) Nação
d) Estado-Nação
( ) espaço físico
delimitado por fronteiras e ocupado por um Estado-Nação.
( ) espaço físico sobre ocupado por um povo,
mas nem sempre com fronteiras definidas e reconhecidas internacionalmente.
( ) Reúne um território próprio, um governo
soberano e uma nação
( ) povo,
coletividade que reúne pessoas que se identificam por uma cultura em comum.
5) Cite exemplos de povos que ainda não se constituem em
Estados-Nações e, por não terrem seus territórios definidos por fronteiras, vivem em territórios de outros Estados Nações:
Aula 12 - Texto sobre Revolução Industrial
Objetivos: registrar em caderno pequeno texto sobre a Revolução
Industrial do
século XVIII na Europa para que, posteriormente, estabeleçam-se as
principais relações com o neocolonialismo e imperialismo, os grandes conflitos mundiais do século XX e
as transformações de fronteiras e da Ordem Mundial.
Revolução Industrial
A invenção da primeira máquina a vapor, movida a carvão mineral na Inglaterra no século XVIII impulsionou uma série de inovações e alterações no modo de produção que revolucionaram a economia e a sociedade da época.
A industrialização, ao introduzir a mecanização (uso de máquinas), ampliou consideravelmente a capacidade de produção e tornou necessária a expansão dos mercados fornecedores de matérias-primas* e consumidores para a produção industrial.
* matérias-primas - matéria bruta a partir da qual se fabrica algo. Exemplo: madeira de árvores fornece a matéria-prima para fabricar papel (pasta de celulose solidificada).
Clique no link abaixo e assista ao vídeo sobre a Revolução Industrial
https://www.youtube.com/watch?v=TtDgBoky3fo
Aula 13 - Questões sobre o texto da aula anterior
OBS: deixar espaço de duas a três linhas entre cada questão
Responda corretamente:
1) Qual foi o país pioneiro da Revolução Industrial?
2) Em que época ocorreu o início da Revolução Industrial?
3) Como eram as primeiras máquinas industriais?
4) Por que, com a industrialização, houve necessidade de mais matérias primas e mais mercados consumidores?
Aula 14 - Revolução Industrial e Imperialismo
Objetivo: relacionar os temas Revolução Industrial e Imperialismo
A Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX introduziu a mecanização da produção e ampliação da capacidade produtiva. Assim as potências industriais passaram a disputar o domínio de territórios na África e na Ásia. A colonização da América já havia ocorrido nos séculos anteriores durante a fase das Grandes Navegações, então a fase de colonização da África e Ásia, após a Revolução Industrial, ficou conhecida como fase Neocolonialista (NEO = novo). Além do domínio territorial através do estabelecimento de colônias com ocupação e imposição de governos estrangeiros nas áreas coloniais, houve também outras formas de domínio econômico em territórios não efetivamente colonizados, mas submetidos aos interesses das empresas estrangeiras e ao controle indireto das potências industrias. Por isso, procura-se usar não só o termo "neocolonisalismo", mas também "Imperialismo" para denominar essa forma de dominação das potências industriais sobre muitos povos e áreas, principalmente da África e Ásia. O termo imperialismo inclui formas de dominação não só direta, como a colonização. As potências industriais dominaram vastas áreas do mundo submetendo politica, econômica e culturalmente povos, constituindo verdadeiros impérios de poder, desestruturando e explorando riquezas e o trabalho, limitando o desenvolvimento de muitas áreas do planeta cuja herança deixada por essa história é a situação de pobreza, dependência e subdesenvolvimento.
Veja no link abaixo como as potências industriais colonizaram e dominaram regiões na África, Ásia e até Oceania.
https://eucurtohistoria.files.wordpress.com/2013/01/repartocolonial_africa_asia_oceania.jpg
Aula 15 - questões sobre o texto da aula anterior
Objetivo: revisar aula anterior respondendo questões sobre os temas abordados.
Responda conforme a aula e as leituras:
1) Por que após a Revolução Industrial os países industrializados passaram a disputar territórios coloniais?
2) As áreas disputadas pelas potências industriais logo após a Revolução Industrial se concentraram principalmente em que continentes?
3) Por que utilizamos o prefixo NEO em neocolonialismo?
4) Houve formas de domínio das potências industriais nem sempre através da colonização efetiva de territórios. Explique a afirmativa com base no texto.
5) Que consequências históricas o Neocolonialismo e o Imperialismo das potências industriais foram deixadas aos povos dominados e explorados:
Aula 16 - As Guerras Mundiais do século XX
Objetivo: relacionar as disputas territoriais imperialistas descritas na aula anterior com as grandes guerras mundiais do século XX.
O século XX foi marcado por duas grandes Guerras Mundiais: a Primeira Guerra entre 1914 e 1918 e a Segunda Guerra entre 1939 e 1945. No fundo as duas grandes guerras tiveram relação com as disputas entre as grandes potências industriais que desejavam dominar territórios onde pudessem explorar matérias-primas para suas indústrias e que pudessem ser mercados para seus produtos e empresas. Essas disputas levaram ao Neocolonialismo e ao Imperialismo. Principalmente áreas da África e Ásia foram disputadas, dominadas e exploradas pelas potencias industriais.
Questões
1) Quando ocorreram a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais?
2) No fundo, o que levou as potências industriais a se enfrentarem nas duas Grandes Guerras Mundiais?
Aula 17 - Polarização dos países nos períodos das grandes guerras mundiais
Objetivos: perceber como os países se alinharam em função de interesses econômicos na primeira metade do século XX e identificar como surgiu a bipolarização depois da segunda Guerra Mundial.
Países como EUA, Alemanha, Japão e Itália se industrializaram um pouco depois de outros e desejavam também territórios já dominados por outras potências industriais. Houve uma corrida armamentista e estabelecimento de alianças que levaram os países industrializados a se alinharem em grupos opostos. O Império Alemão, a Itália e o Império Austro-Húngaro saíram perdedores da I Guerra e sofreram pesadas perdas. Anos depois, com a chegada ao poder de Hitler, a Alemanha iniciou uma nova ofensiva e começou a ocupar e dominar territórios ameaçando os interesses de outras potências imperialistas. Assim iniciou-se as tensões que levaram o mundo à II Guerra Mundial O nacionalismo e o nazismo na Alemanha passa a impor o terror contra alguns grupos como os judeus (holocausto). A Alemanha nazista, a Itália dominada pelo fascismo, além do Japão se alinham (Eixo) contra o grupo dos aliados (EUA, alguns países europeus e mais tarde a URSS). Os aliados saem vencedores da guerra. A Itália e, principalmente, a Alemanha amargam perdas e o Japão é arrasado com duas de suas principais cidades destruídas pelo bombardeio nuclear (Hiroshima e Nagasaki) . Entre os vencedores os países menos destruídos e que saíram mais fortalecidos do conflito foram os EUA e a URSS (União da Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Questões:
1) Por que, anos depois da Primeira Guerra, surgem novas tensões que levaram o mundo a um novo conflito - a II Guerra Mundial:
2) Que países formaram a aliança chamada Eixo e que países formaram o grupo dos Aliados na II Guerra:
3) Quais são os dois países que passaram a exercer papel de potências mundiais no pós II Guerra?
Aula 18 - Ordem Mundial Bipolar após a Segunda Guerra Mundial
Objetivos: - identificar o porquê do uso do termo Bipolar para caracterizar a Ordem Mundial pós Segunda Guerra
- identificar a tensão entre as duas superpotências do período da Guerra Fria
- relacionar o uso do termo "Guerra Fria" a tensão entre EUA e URSS ocasionando conflitos em diversos países e a corrida armamentista, mas não a ocorrência uma guerra direta entre essas potências.
EUA (Estados Unidos) e URSS (União das Repúblicas Soviéticas) após a Segunda Guerra tornam-se as duas superpotências mundiais e passam a disputar áreas de influência. Por existirem duas potências chamamos período bipolar ("bi"=dois e "polar"=polos de poder). Os EUA querendo impor seu modo de produção capitalista e a URSS querendo impor seu modo de produção socialista. Como não ocorreu uma guerra de fato entre esses dois países, mas vários conflitos em diversos países por causa dessa disputa, chamamos esse período de Guerra Fria. A Guerra Fria representou o período após a Segunda Guerra Mundial em que EUA (capitalista) e URSS (socialista) disputaram áreas de influência no mundo, armando grupos rivais em diversos países: os pró-capitalistas armados pelos EUA e pró-soviéticos armados pela potência socialista travaram sangrentos conflitos, mas as duas superpotências não declararam guerra direta uma a outra, daí o termo "Guerra Fria". A corrida armamentista entre EUA e URSS levou o mundo a um elevado grau de risco de uma catastrófica guerra nuclear.
Responda as questões sobre o tema:
1) Quais eram as superpotências mundiais que passaram a influenciar os países depois da II Guerra Mundial?
2) Por que o período do pós II Guerra ficou conhecido como período da Guerra Fria e da Ordem Mundial Bipolar:
3) Caracterize, em poucas linhas, a disputa entre EUA e URSS após a Segunda Guerra Mundial:
Responda:
1) Caracterize a Bipartição da Europa durante a Guerra Fria:
2) Que país europeu melhor simbolizou a bipartição do mundo e da Europa em áreas de influência entre EUA e URSS:
3) Por que foi construído um Muro em Berlim no contexto da Guerra Fria:
Assista ao vídeo e reflita sobre os temas trabalhados nas últimas aulas até aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=IIffbV6ZDgg
Responda com base na aula, vídeo e leituras:
1) Cite o nome do governante soviético que, nos anos 80, introduziu reformas na URSS:
2) Que objetivos tinham as reformas introduzidas por ele?
3) Dê os nomes russos para restruturação e mudanças políticas ocorridas na URSS nos anos 80:
a) restruturação econômica:
b) reformas políticas:
4) Cite fatos que marcaram a crise do socialismo no contexto do fim da Guerra Fria:
a) Em 1985:
b) Em 1989:
c) Em 1991:
Assista aos vídeos na sequência indicada:
https://www.youtube.com/watch?v=KflUSoIxZc8
https://www.youtube.com/watch?v=_Wys8sMhJBA
Clique no link abaixo e assista ao vídeo sobre a Revolução Industrial
https://www.youtube.com/watch?v=TtDgBoky3fo
Aula 13 - Questões sobre o texto da aula anterior
OBS: deixar espaço de duas a três linhas entre cada questão
Responda corretamente:
1) Qual foi o país pioneiro da Revolução Industrial?
2) Em que época ocorreu o início da Revolução Industrial?
3) Como eram as primeiras máquinas industriais?
4) Por que, com a industrialização, houve necessidade de mais matérias primas e mais mercados consumidores?
Aula 14 - Revolução Industrial e Imperialismo
Objetivo: relacionar os temas Revolução Industrial e Imperialismo
Relação entre Revolução Industrial e Neocolonialismo e Imperialismo
Veja no link abaixo como as potências industriais colonizaram e dominaram regiões na África, Ásia e até Oceania.
https://eucurtohistoria.files.wordpress.com/2013/01/repartocolonial_africa_asia_oceania.jpg
Aula 15 - questões sobre o texto da aula anterior
Objetivo: revisar aula anterior respondendo questões sobre os temas abordados.
Responda conforme a aula e as leituras:
1) Por que após a Revolução Industrial os países industrializados passaram a disputar territórios coloniais?
2) As áreas disputadas pelas potências industriais logo após a Revolução Industrial se concentraram principalmente em que continentes?
3) Por que utilizamos o prefixo NEO em neocolonialismo?
4) Houve formas de domínio das potências industriais nem sempre através da colonização efetiva de territórios. Explique a afirmativa com base no texto.
5) Que consequências históricas o Neocolonialismo e o Imperialismo das potências industriais foram deixadas aos povos dominados e explorados:
Aula 16 - As Guerras Mundiais do século XX
Objetivo: relacionar as disputas territoriais imperialistas descritas na aula anterior com as grandes guerras mundiais do século XX.
As Guerras Mundiais do século XX
O século XX foi marcado por duas grandes Guerras Mundiais: a Primeira Guerra entre 1914 e 1918 e a Segunda Guerra entre 1939 e 1945. No fundo as duas grandes guerras tiveram relação com as disputas entre as grandes potências industriais que desejavam dominar territórios onde pudessem explorar matérias-primas para suas indústrias e que pudessem ser mercados para seus produtos e empresas. Essas disputas levaram ao Neocolonialismo e ao Imperialismo. Principalmente áreas da África e Ásia foram disputadas, dominadas e exploradas pelas potencias industriais.
Questões
1) Quando ocorreram a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais?
2) No fundo, o que levou as potências industriais a se enfrentarem nas duas Grandes Guerras Mundiais?
Aula 17 - Polarização dos países nos períodos das grandes guerras mundiais
Objetivos: perceber como os países se alinharam em função de interesses econômicos na primeira metade do século XX e identificar como surgiu a bipolarização depois da segunda Guerra Mundial.
A polarização dos países
nas Grandes Guerras Mundiais
nas Grandes Guerras Mundiais
Países como EUA, Alemanha, Japão e Itália se industrializaram um pouco depois de outros e desejavam também territórios já dominados por outras potências industriais. Houve uma corrida armamentista e estabelecimento de alianças que levaram os países industrializados a se alinharem em grupos opostos. O Império Alemão, a Itália e o Império Austro-Húngaro saíram perdedores da I Guerra e sofreram pesadas perdas. Anos depois, com a chegada ao poder de Hitler, a Alemanha iniciou uma nova ofensiva e começou a ocupar e dominar territórios ameaçando os interesses de outras potências imperialistas. Assim iniciou-se as tensões que levaram o mundo à II Guerra Mundial O nacionalismo e o nazismo na Alemanha passa a impor o terror contra alguns grupos como os judeus (holocausto). A Alemanha nazista, a Itália dominada pelo fascismo, além do Japão se alinham (Eixo) contra o grupo dos aliados (EUA, alguns países europeus e mais tarde a URSS). Os aliados saem vencedores da guerra. A Itália e, principalmente, a Alemanha amargam perdas e o Japão é arrasado com duas de suas principais cidades destruídas pelo bombardeio nuclear (Hiroshima e Nagasaki) . Entre os vencedores os países menos destruídos e que saíram mais fortalecidos do conflito foram os EUA e a URSS (União da Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Questões:
1) Por que, anos depois da Primeira Guerra, surgem novas tensões que levaram o mundo a um novo conflito - a II Guerra Mundial:
2) Que países formaram a aliança chamada Eixo e que países formaram o grupo dos Aliados na II Guerra:
3) Quais são os dois países que passaram a exercer papel de potências mundiais no pós II Guerra?
Aula 18 - Ordem Mundial Bipolar após a Segunda Guerra Mundial
Objetivos: - identificar o porquê do uso do termo Bipolar para caracterizar a Ordem Mundial pós Segunda Guerra
- identificar a tensão entre as duas superpotências do período da Guerra Fria
- relacionar o uso do termo "Guerra Fria" a tensão entre EUA e URSS ocasionando conflitos em diversos países e a corrida armamentista, mas não a ocorrência uma guerra direta entre essas potências.
Ordem Mundial Bipolar após a Segunda Guerra Mundial
EUA (Estados Unidos) e URSS (União das Repúblicas Soviéticas) após a Segunda Guerra tornam-se as duas superpotências mundiais e passam a disputar áreas de influência. Por existirem duas potências chamamos período bipolar ("bi"=dois e "polar"=polos de poder). Os EUA querendo impor seu modo de produção capitalista e a URSS querendo impor seu modo de produção socialista. Como não ocorreu uma guerra de fato entre esses dois países, mas vários conflitos em diversos países por causa dessa disputa, chamamos esse período de Guerra Fria. A Guerra Fria representou o período após a Segunda Guerra Mundial em que EUA (capitalista) e URSS (socialista) disputaram áreas de influência no mundo, armando grupos rivais em diversos países: os pró-capitalistas armados pelos EUA e pró-soviéticos armados pela potência socialista travaram sangrentos conflitos, mas as duas superpotências não declararam guerra direta uma a outra, daí o termo "Guerra Fria". A corrida armamentista entre EUA e URSS levou o mundo a um elevado grau de risco de uma catastrófica guerra nuclear.
Responda as questões sobre o tema:
1) Quais eram as superpotências mundiais que passaram a influenciar os países depois da II Guerra Mundial?
2) Por que o período do pós II Guerra ficou conhecido como período da Guerra Fria e da Ordem Mundial Bipolar:
3) Caracterize, em poucas linhas, a disputa entre EUA e URSS após a Segunda Guerra Mundial:
Aula 19 - Mundo Bipolar do pós Segunda Guerra
Objetivo: identificar alguns aspectos da bipartição geopolítica da Europa durante a Guerra Fria.
Objetivo: identificar alguns aspectos da bipartição geopolítica da Europa durante a Guerra Fria.
Bipartição
Geopolítica da
Europa na Guerra Fria
Europa na Guerra Fria
Após a Segunda
Guerra Mundial o continente europeu ficou dividido em duas regiões. O lado
oeste (Europa Ocidental) ficou sob a influência capitalista dos EUA e o lado
leste ( Europa Oriental) ficou sob a influência do socialismo soviético. Os
países perdedores da guerra sofreram pesados prejuízos econômicos (Alemanha,
Japão e Itália). Na Europa o país que melhor simbolizou a bipartição
geopolítica do mundo e do continente europeu durante a Guerra Fria foi a Alemanha,
pois ficou dividida em dois países: Alemanha ocidental capitalista aliada dos EUA e Alemanha Oriental socialista
sob influência soviética. A principal cidade alemã, mesmo estando na parte
leste da Alemanha, foi dividida em área capitalista (Berlim Ocidental) e área socialista (Berlim Oriental) através de um muro, isolando os dois lados. Ali construíram
o famoso Muro de Berlim.
Durante a
Guerra Fria duas alianças militares foram formadas representando também a
bipolarização de poder após a Segunda Guerra:
- OTAN –
Organização do Tratado do Atlântico Norte: aliança entre vários países capitalistas
da Europa Ocidental e os EUA e Canadá.
- Pacto de
Varsóvia: aliança entre países socialistas da Europa Oriental e à URSS.
Responda:
1) Caracterize a Bipartição da Europa durante a Guerra Fria:
2) Que país europeu melhor simbolizou a bipartição do mundo e da Europa em áreas de influência entre EUA e URSS:
3) Por que foi construído um Muro em Berlim no contexto da Guerra Fria:
Aula 20 - Fim da Guerra Fria
Objetivo: identificar alguns fatos históricos relacionados às mudanças geopolíticas ocorridas no final dos anos 80 e início dos anos 90 com o fim da Guerra Fria.
Objetivo: identificar alguns fatos históricos relacionados às mudanças geopolíticas ocorridas no final dos anos 80 e início dos anos 90 com o fim da Guerra Fria.
Fim Guerra Fria
No final dos anos 80, a URSS já dava sinais de
enfraquecimento econômico, tecnológico e militar. Mikhail Gorbatchev chegou ao
poder em 1985 na URSS e, como reformista, começou a introduzir uma reestruturação com mudanças econômicas
(Perestroika) e políticas (Glasnost). Essas mudanças tentavam manter a unidade
territorial da URSS e dinamizar sua economia. Quando Gorbatchev visitou a
Alemanha socialista em 1989, o povo alemão foi às ruas em manifestação contra o
comunismo, reivindicando reformas também na Alemanha. A polícia e o exército
não conseguiu conter a multidão que passou a destruir o Muro de Berlim que
separava o lado capitalista e socialista da cidade. Além da Queda do Muro de
Berlim em 1989, sucederam-se outros acontecimentos que sinalizavam a crise do
socialismo e o iminente fim da URSS. Em 1990 ocorreu a reunificação da Alemanha
que, até então, estava dividida em áreas de influência capitalista e
socialista.
Na URSS as tensões continuaram e ocorreu um golpe de Estado para derrubar o reformista Gorbatchev e impor novamente o comunismo linha dura, mas o povo foi às ruas e derrubou o comunismo, várias repúblicas soviéticas declararam independência e a URSS desmembrou-se em 15 países. Todas as Repúblicas ex-soviéticas abandonaram o socialismo e se tornaram capitalistas, inclusive a Rússia, maior república soviética. Transformações também ocorreram no leste europeu, antiga área de influência socialista soviética. O ano de 1991 marcou o então o fim da URSS e assim o fim da Guerra Fria, mas isso não significou a paz mundial, o mundo atual continua tenso, com vários conflitos e o terrorismo internacional.
Na URSS as tensões continuaram e ocorreu um golpe de Estado para derrubar o reformista Gorbatchev e impor novamente o comunismo linha dura, mas o povo foi às ruas e derrubou o comunismo, várias repúblicas soviéticas declararam independência e a URSS desmembrou-se em 15 países. Todas as Repúblicas ex-soviéticas abandonaram o socialismo e se tornaram capitalistas, inclusive a Rússia, maior república soviética. Transformações também ocorreram no leste europeu, antiga área de influência socialista soviética. O ano de 1991 marcou o então o fim da URSS e assim o fim da Guerra Fria, mas isso não significou a paz mundial, o mundo atual continua tenso, com vários conflitos e o terrorismo internacional.
https://www.youtube.com/watch?v=IIffbV6ZDgg
Responda com base na aula, vídeo e leituras:
1) Cite o nome do governante soviético que, nos anos 80, introduziu reformas na URSS:
2) Que objetivos tinham as reformas introduzidas por ele?
3) Dê os nomes russos para restruturação e mudanças políticas ocorridas na URSS nos anos 80:
a) restruturação econômica:
b) reformas políticas:
4) Cite fatos que marcaram a crise do socialismo no contexto do fim da Guerra Fria:
a) Em 1985:
b) Em 1989:
c) Em 1991:
Aula 21 - Introdução ao tema - Terrorismo
Objetivo: identificar a definição e caracterizar "terrorismo"
Terrorismo
Ações terroristas são
caracterizadas por uso da violência física ou psicológica contra pessoas,
instituições ou governos. O terrorismo direcionado a combater um governo, um
sistema político ou uma cultura pode utilizar ataques à população em geral,
utilizada como alvo pelos terroristas que a consideram como representante,
mesmo que indiretamente, daquilo que combatem. O objetivo é desestabilizar
governos, instituições ou causar medo ou terror em segmentos da sociedade através
de ações violentas contra pessoas não necessariamente envolvidas nas questões
pelas quais o terrorista ou o grupo terrorista está combatendo ou protestando e
assim chamar a atenção para a “causa da luta” espalhando o terror entre as
pessoas.
Responda:
1) Defina Terrorismo:
2) Por que os grupos terroristas muitas vezes atacam pessoas da
população em geral?
3) Qual é o objetivo dos ataques terroristas?
Aula 22 – tema - Terrorismo
Objetivo: identificar alguns motivos ou causas que levam ao surgimento de grupos ou ações individuais tipificadas como terroristas.
Objetivo: identificar alguns motivos ou causas que levam ao surgimento de grupos ou ações individuais tipificadas como terroristas.
Grupos terroristas: por quê?
Há vários fatores que explicam o surgimento e atuação de grupos terroristas, veja alguns exemplos:
- Lutas separatistas. Ex: ETA (bascos na Espanha), IRA (Irlanda
do Norte no Reino Unido), Chechênia na Rússia, etc.
- Imposição religiosa e cultural por grupos radicais (ex: grupos
fundamentalistas islâmicos)
- Terrorismo de Estado: perseguições realizadas por membros do
governo contra grupos que são contra ou lutam por mudanças políticas num país.
(ex: perseguições contra grupos comunistas durante a ditadura militar no
Brasil)
- Terrorismo contra instituições ou governos por grupos que almejam o
poder ou mudanças políticas. (ex: grupos de ideologia comunista como
as FARCs na Colômbia, Sandero Luminoso no Peru e a guerrilha de esquerda no
Brasil durante a ditadura militar).
- Terrorismo de grupos criminosos contra a população em retaliação à
ação da polícia e às instituições de
segurança e a justiça . (ex: incendiários de ônibus nas cidades brasileiras).
- Perseguições por motivos racistas, por xenofobia (aversão aos estrangeiros) ou homofobia (aversão aos gays) - (ex: violência contra negros,
imigrantes e gays cometidos pelos neonazistas skinheads)
- Disputas entre grupos étnicos rivais que lutam pela posse
territorial de áreas consideradas sagradas ou com solos férteis, ou água, ou
minérios ou outros recursos naturais valiosos. (ex: judeus e palestinos e
atentados e de etnias rivais na África Subsaariana).
Assista aos vídeos na sequência indicada:
https://www.youtube.com/watch?v=KflUSoIxZc8
https://www.youtube.com/watch?v=_Wys8sMhJBA
Responda:
1) Cite 4 exemplos de situações que podem originar a organização de grupos
terroristas:
2) A disputa por territórios sagrados e pela água vem levando judeus e
palestinos a tensões e conflitos milenares. Pesquise e cite exemplos de grupos
terroristas ligados a essa questão:
3) O que é Terrorismo de Estado?
4) Os skinheads cometem ataques seletivos direcionados a certos grupos.
Cite-os:
Aula 23 - Continuação do tema - Terrorismo
Objetivo: identificar alguns grupos terroristas que têm sido temas de manchetes na TV e relacionar alguns temas estudados com a realidade que está passando nos noticiários.
Objetivo: identificar alguns grupos terroristas que têm sido temas de manchetes na TV e relacionar alguns temas estudados com a realidade que está passando nos noticiários.
Alguns grupos terroristas de
destaque recente na mídia e suas ações
destaque recente na mídia e suas ações
Infelizmente muitos inocentes, que nem mesmo sabem a causa que motivam
as ações terroristas, estão perdendo suas vidas ou saindo dos ataques com graves
sequelas. Muitas crianças são vítimas desses ataques. Um exemplo disso são as
ações de um dos grupos mais violentos da atualidade: o grupo fundamentalista
islâmico Boko Haram que tem cometido massacres contra mulheres e realizado sequestros
de meninas para utilizá-las como “crianças-bombas” na Nigéria. Entre os grupos
terroristas radicais muçulmanos há vários grupos que têm aparecido bastante na
mídia nos últimos anos: Estado Islâmico, Talibã, Al Qaeda etc. A Al Qaeda é
o grupo que tinha como líder o terrorista Osama Bin Laden que ordenou o ataque
ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001 em Nova York nos EUA, causando mais
de 3.000 mil mortes e forte reação do governo estadunidense contra o terrorismo
antiamericano. O governo dos EUA caçou, capturou e matou Bin Laden. Contudo, há
inúmeros grupos terroristas islâmicos antiamericanos que levantam bandeira e
cometem ataques em nome do combate aos EUA, mas também à civilização ocidental.
São grupos radicais que querem impor a religião islâmica a outros povos e negam
valores ocidentais, a democracia, a liberdade religiosa e a igualdade das
mulheres em relação aos homens. Atualmente, além da Al Qaeda, há vários
outros grupos terroristas atuando, financiados pelo controle das atividades
econômicas e/ou extorsões dos povos em áreas tomadas por seus militantes, pelo tráfico
de drogas e armas, por doações de ricos simpatizantes, pelos sequestros em
troca de resgate etc.
Responda
1) Cite alguns grupos terroristas que têm recentemente ocupado as
manchetes do noticiário:
2) Caracterize o grupo Boko Haram e cite o país que esse grupo tem
atuado:
3) Cite alguns valores da civilização ocidental que são combatidos por grupos
radicais que querem impor o islã a outros povos?
4) Cite as fontes de financiamento de grupos terrorista em atuação na atualidade
elencadas no texto:
Aula 24 - Mapa-mundi
Objetivo - revisar a localização dos continentes e oceanos como conhecimentos prévios ao tema que será trabalhado nas próximas aulas
Revisão do mapa-mundi com os continentes e oceanos, pois constatou-se que muitos alunos não lembravam a localização dos continentes do globo.
Nos links abaixo você encontra o mapa-mundi com os continentes para estudar:
http://www.mooblo.com.br/wp-content/uploads/2014/02/mapa-mundi-continentes-gigante.jpg
https://geodigitaleducativa.files.wordpress.com/2014/03/planisferio.jpg
OBS: Como há reduzida disponibilidade de reprodução do mapa na escola, foi solicitado aos alunos que pesquisassem o mapa, imprimissem e colassem no caderno para estudo.
Aula 25 - Introdução ao tema - Globalização
Objetivo: Identificar que o processo de globalização não é novo e está relacionado com a expansão geográfica do modo de produção capitalista a partir das Grande Navegações.
Aula 24 - Mapa-mundi
Objetivo - revisar a localização dos continentes e oceanos como conhecimentos prévios ao tema que será trabalhado nas próximas aulas
Revisão do mapa-mundi com os continentes e oceanos, pois constatou-se que muitos alunos não lembravam a localização dos continentes do globo.
Nos links abaixo você encontra o mapa-mundi com os continentes para estudar:
http://www.mooblo.com.br/wp-content/uploads/2014/02/mapa-mundi-continentes-gigante.jpg
https://geodigitaleducativa.files.wordpress.com/2014/03/planisferio.jpg
OBS: Como há reduzida disponibilidade de reprodução do mapa na escola, foi solicitado aos alunos que pesquisassem o mapa, imprimissem e colassem no caderno para estudo.
Aula 25 - Introdução ao tema - Globalização
Objetivo: Identificar que o processo de globalização não é novo e está relacionado com a expansão geográfica do modo de produção capitalista a partir das Grande Navegações.
Globalização
O processo de
globalização não é novo, tem suas origens ligadas à expansão geográfica do modo
de produção capitalista ocorrida a partir das Grandes Navegações, quando os
europeus ampliaram seus horizontes geográficos e colonizaram novos territórios
impondo o seu modelo econômico e cultural aos povos dominados. Isso ocorreu a partir dos século XV e XVI com a colonização da América e mais tarde, a partir
da Revolução industrial iniciada no século XVIII, quando os europeus voltaram-se principalmente para África e Ásia que passaram a sofrer dominação Neocolonialista e Imperialista. A partir de então, o capitalismo entrou em nova fase e as potências industriais imperialistas ampliaram seus mercados e negócios por todo o mundo através da ação de suas grandes empresas transnacionais.
Embora a globalização não seja algo novo, atualmente é mais intensa devido ao avanço dos meios de transporte e comunicação.
As trocas, os intercâmbios cultural e econômico e o fluxo de capitais, são muito
mais dinâmicos entre as mais diversas partes do mundo. Hoje, por exemplo, com um clique podemos navegar na internet, entrando
em contato com pessoas e empresas de vários locais do globo para comprar,
vender, fazer transações financeiras ou apenas conversar e trocar informações e ideias
etc.
Aula 26 - Continuação do tema - Globalização
Objetivos: identificar o que são corporações transnacionais e a relação dessas empresas com o processo atual de globalização e revisar o planisférios com os continentes e oceanos.
Responda:
As grandes empresas transnacionais ou grandes corporações, em geral sediadas em países ricos, dominam cada vez mais os mercados mundiais com estratégias globais de produção e de difusão de padrões de consumo. Notamos que, através da propaganda, há um tipo de uniformização dos hábitos de consumo. As pessoas, notadamente as mais jovens, são levadas a um mesmo estilo de vida, a comprar ou desejar consumir as mesmas marcas difundidas mundialmente pelas grandes empresas transnacionais. É claro que os desejos de consumo são padronizados, mas não o poder aquisitivo, pois uma massa de excluídos não tem acesso aos bens de consumo desejados.
1) Como a globalização e a atuação de empresas transnacionais têm gerado uma uniformização dos desejos de consumo?
3) Na sociedade globalizada e consumista muitas coisas são descartadas. Pesquise sobre "obsolescência programada" e escreve um pequeno comentário a respeito:
Aula 28 - Globalização - Grandes Corporações Transnacionais e Estratégias globais de produção
Objetivo: Caracterizar a estratégia global de fabricação das grandes corporações transnacionais no atual estágio da globalização.
Hoje, não só o consumo, mas também os processos de produção das
grandes corporações são globalizados. Essas empresas distribuem as etapas
de produção em diferentes países e continentes, aproveitando ao máximo o
que cada região do planeta oferece de vantagem lucrativa. Muitas vezes, o
design ou projeto e a tecnologia do produto são desenvolvidos na sede, situada
em um país de primeiro mundo, já as peças são fabricadas num outro país e,
muitas vezes a montagem é realizada outro.
Também há situações em que o produto é fabricado em um país cuja
mão-de-obra é barata, mas o mercado de consumo está em outros países, ou seja,
o país onde o produto é fabricado é apenas uma “plataforma de exportação”.
Muitas empresas transnacionais investiram em unidades de produção na China com
vistas à exportação, aproveitando a abertura que o governo comunista realizou
ao capitalismo nas Zonas Especiais de Exportação e a mão-de-obra muito barata do trabalhador chinês.
1) Como atuam as empresas transnacionais de modo que sejam caracterizadas como empresas globais?
2) Por que alguns países são considerados "plataformas de exportação" por essas empresas?
Aula 29 - Globalização e desemprego estrutural
Objetivo: identificar a relação entre globalização, revolução tecnológica e desemprego estrutural
Um importante aspecto da globalização está relacionado ao aumento do desemprego. As empresas, para conseguirem competir no mercado globalizado, precisam modernizar seus processos de produção e reduzir custos. As pequenas empresas nem sempre conseguem e são eliminadas. Outras ao se modernizarem, substituem mão-de-obra por máquinas cada vez mais modernas. Assim vários postos de trabalho são eliminados. Hoje há muitas tarefas que são realizadas por robôs, braços mecânicos programados para soldar, cortar peças, montar, pintar etc. O trabalho braçal é cada vez mais substituído por máquinas. Novos profissionais, com maior qualificação intelectual e com nível de escolaridade superior passam a ser requisitados pelas empresas, mas uma grande massa de trabalhadores sem escolarização adequada ou de baixa qualificação profissional são dispensados. Esse desemprego relacionado ao avanço tecnológico é chamado desemprego estrutural, pois não é cíclico ou conjuntural, não como aquele causado por uma crise passageira. A modernização tecnológica não irá parar. Com a globalização e a abertura dos mercados, as empresas que não inovarem perderão espaço no mercado mundial e também no mercado interno de seus próprios países, devido à importação1 de mercadorias estrangeiras. Assim o trabalhador que não estudar e não se qualificar ficará condenado à exclusão do mercado de trabalho que será cada vez mais exigente e seletivo. Por outro lado o empresário ou o empreendedor que não souber inovar não conseguirá manter seu negócio
Blocos Econômicos Regionais
Responda
1) O que são blocos econômicos?
2) Cite os tipos de blocos que existem:
3) Qual é o bloco econômico que tem maior grau de integração sendo considerado uma União Econômica e Monetária?
4) Qual é a moeda única adotada em 19 países desse bloco?
Aula 32 - continuação sobre blocos econômicos regionais
Hoje há inúmeros blocos econômicos espalhados pelo mundo e essa tendência se fortaleceu, principalmente, a partir dos anos 90 com a intensificação e dinamização da globalização econômica promovida pelo avanço dos meios de comunicação e transporte. Assim embora existam blocos econômicos em todos os continentes, vamos destacar, além do já mencionado bloco europeu (União Europeia), mais dois blocos do continente americano. Os dois principais blocos econômicos da América são: O Nafta e o Mercosul.
8) Cite duas conferências mundiais da ONU sobre meio ambiente ocorridas no Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=soicSlswjOk&index=3&list=PL37D243F55358954E
Responda:
1) Qual é o principal gás causador do aquecimento global?
2) Que consequências podem ocorrer devido ao aumento do efeito estufa?
3) Que tipo de problemas de saúde serão cada vez mais comuns em função do afinamento ou diminuição da concentração de O3 na estratosfera?
Desenvolvimento Sustentável X Consumismo
Aula 26 - Continuação do tema - Globalização
Objetivos: identificar o que são corporações transnacionais e a relação dessas empresas com o processo atual de globalização e revisar o planisférios com os continentes e oceanos.
Globalização Econômica
No que se refere à economia,
principalmente em se tratando de relações comerciais, a globalização
favorece principalmente os países com maior desenvolvimento
industrial e tecnológico, onde estão as sedes de grandes empresas
transnacionais. Essas empresas são
as mais competitivas e expandiram seus negócios para as mais diversas partes do
mundo, utilizando estratégias de produção e de consumo globais. A busca por mão-de-obra qualificada e barata,
a redução dos custos de produção mantendo e até melhorando a qualidade dos
produtos são essenciais para competir no mercado externo.
Responda:
1) A globalização favorece principalmente que tipo de países? Justifique:
2) O que são empresas Transnacionais? Cite exemplos de algumas marcas e/ou empresas desse tipo:
3) O que atrai empresas transnacionais a abrirem unidades produtivas em países subdesenvolvidos (pobres)?
Aula 27 - Continuando tema - Globalização
Objetivos: identificar a uniformização dos desejos de consumo de marcas e produtos como uma das características da globalização.
Globalização e padronização
dos hábitos de consumo
dos hábitos de consumo
As grandes empresas transnacionais ou grandes corporações, em geral sediadas em países ricos, dominam cada vez mais os mercados mundiais com estratégias globais de produção e de difusão de padrões de consumo. Notamos que, através da propaganda, há um tipo de uniformização dos hábitos de consumo. As pessoas, notadamente as mais jovens, são levadas a um mesmo estilo de vida, a comprar ou desejar consumir as mesmas marcas difundidas mundialmente pelas grandes empresas transnacionais. É claro que os desejos de consumo são padronizados, mas não o poder aquisitivo, pois uma massa de excluídos não tem acesso aos bens de consumo desejados.
Assista ao vídeo: A História das Coisas (versão brasileira)
https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
Responda
1) Como a globalização e a atuação de empresas transnacionais têm gerado uma uniformização dos desejos de consumo?
2) A globalização tem gerado igualdade no que se refere ao acesso aos bens de consumo?
3) Na sociedade globalizada e consumista muitas coisas são descartadas. Pesquise sobre "obsolescência programada" e escreve um pequeno comentário a respeito:
Aula 28 - Globalização - Grandes Corporações Transnacionais e Estratégias globais de produção
Objetivo: Caracterizar a estratégia global de fabricação das grandes corporações transnacionais no atual estágio da globalização.
Globalização e estratégias globais de produção das empresas transnacionais.
Responda:
1) Como atuam as empresas transnacionais de modo que sejam caracterizadas como empresas globais?
2) Por que alguns países são considerados "plataformas de exportação" por essas empresas?
3) Cite um país que se encaixa atualmente nesse modelo:
Aula 29 - Globalização e desemprego estrutural
Objetivo: identificar a relação entre globalização, revolução tecnológica e desemprego estrutural
Globalização e desemprego estrutural
Um importante aspecto da globalização está relacionado ao aumento do desemprego. As empresas, para conseguirem competir no mercado globalizado, precisam modernizar seus processos de produção e reduzir custos. As pequenas empresas nem sempre conseguem e são eliminadas. Outras ao se modernizarem, substituem mão-de-obra por máquinas cada vez mais modernas. Assim vários postos de trabalho são eliminados. Hoje há muitas tarefas que são realizadas por robôs, braços mecânicos programados para soldar, cortar peças, montar, pintar etc. O trabalho braçal é cada vez mais substituído por máquinas. Novos profissionais, com maior qualificação intelectual e com nível de escolaridade superior passam a ser requisitados pelas empresas, mas uma grande massa de trabalhadores sem escolarização adequada ou de baixa qualificação profissional são dispensados. Esse desemprego relacionado ao avanço tecnológico é chamado desemprego estrutural, pois não é cíclico ou conjuntural, não como aquele causado por uma crise passageira. A modernização tecnológica não irá parar. Com a globalização e a abertura dos mercados, as empresas que não inovarem perderão espaço no mercado mundial e também no mercado interno de seus próprios países, devido à importação1 de mercadorias estrangeiras. Assim o trabalhador que não estudar e não se qualificar ficará condenado à exclusão do mercado de trabalho que será cada vez mais exigente e seletivo. Por outro lado o empresário ou o empreendedor que não souber inovar não conseguirá manter seu negócio
Responda:
1) Qual é a relação entre globalização e revolução tecnológica?
2) O que é desemprego estrutural?
3) Qual a relação entre desemprego e globalização?
4) Pesquise no site
<http://www.aporeemfoco.com.br/abrenoticia.asp?id=3927>
Dê três exemplos de profissões ou posto de trabalho que tendem a desaparecer devido ao avanço tecnológico ou a obsolescência programada:
<http://www.aporeemfoco.com.br/abrenoticia.asp?id=3927>
Dê três exemplos de profissões ou posto de trabalho que tendem a desaparecer devido ao avanço tecnológico ou a obsolescência programada:
Aula 30 - Comércio Mundial
Objetivo: diferenciar o multilateralismo e o regionalismo no comércio mundial em seus aspectos mais básicos.
O comércio entre os países envolve exportação e importação de produtos e serviços e pode ser dividido em: comércio multilateral e comércio em blocos econômicos regionais. O comércio multilateral é aquele realizado entre um país e quaisquer outros do mundo. As regras para o comércio multilateral são estabelecidas, consensualmente, entre os países membros da OMC - Organização Mundial do Comércio que tem a função de regulamentar e evitar a concorrência predatória e desleal no comércio mundial.
Os países também se associam em blocos regionais e estabelecem regras próprias para o comércio entre os membros do bloco a fim de criar condições vantajosas para a circulação de mercadorias numa certa região geográfica, protegendo de certa forma o mercado regional da concorrência global.
Responda
1) Diferencie multilateralismo e regionalismo no comércio mundial:
2) O que é OMC e qual é o seu papel?
Objetivo: diferenciar o multilateralismo e o regionalismo no comércio mundial em seus aspectos mais básicos.
Comércio Mundial
multilateralismo e regionalismo
O comércio entre os países envolve exportação e importação de produtos e serviços e pode ser dividido em: comércio multilateral e comércio em blocos econômicos regionais. O comércio multilateral é aquele realizado entre um país e quaisquer outros do mundo. As regras para o comércio multilateral são estabelecidas, consensualmente, entre os países membros da OMC - Organização Mundial do Comércio que tem a função de regulamentar e evitar a concorrência predatória e desleal no comércio mundial.
Os países também se associam em blocos regionais e estabelecem regras próprias para o comércio entre os membros do bloco a fim de criar condições vantajosas para a circulação de mercadorias numa certa região geográfica, protegendo de certa forma o mercado regional da concorrência global.
Responda
1) Diferencie multilateralismo e regionalismo no comércio mundial:
2) O que é OMC e qual é o seu papel?
Aula 31 - Blocos Econômicos Regionais
Objetivos: Definir blocos econômicos e identificar o que leva os países a formarem essas associações regionais.
Identificar pelo menos três importantes blocos econômicos, entre os quais o Mercosul.
Acesse o mapa mental - globalização.
Identificar pelo menos três importantes blocos econômicos, entre os quais o Mercosul.
Acesse o mapa mental - globalização.
Blocos Econômicos Regionais
Os blocos econômicos regionais são associações de países que fazem acordos entre si para fortalecer a integração comercial e os investimentos entre os países membros. Os países do bloco combinam algumas regras que podem facilitar a circulação de mercadorias, capitais e até pessoas dentro do bloco. O tipo de bloco depende dos acordos de integração entre os países. Há blocos que são zonas de integração por investimento, outros são zona de livre comércio e há blocos mais integrados como a união aduaneira ou um mercado comum. A União Europeia é um bloco que tem alto grau de integração, mais que um mercado comum, esse bloco é considerado uma União Econômica e Monetária, pois entre os 28 países membros há 19 que adotam a moeda única do bloco: o Euro. Esse bloco que teve início na década de 1950 a partir de outros blocos antecedentes que existiram na Europa (Comunidade Europeia do Carvão e Aço e a Comunidade Econômica Europeia).
Responda
1) O que são blocos econômicos?
2) Cite os tipos de blocos que existem:
3) Qual é o bloco econômico que tem maior grau de integração sendo considerado uma União Econômica e Monetária?
4) Qual é a moeda única adotada em 19 países desse bloco?
Aula 32 - continuação sobre blocos econômicos regionais
Importantes blocos econômicos
da atualidade
O NAFTA (sigla em inglês para "Acordo de Livre Comércio da América do Norte" é uma zona de livre comércio que reúne os três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.
O Brasil e alguns outros países da América do Sul fazem parte de um bloco chamado MERCOSUL - Mercado Comum do Sul. Surgiu originalmente nos anos 90 reunindo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai como membros plenos do bloco. Em 2011 houve o ingresso da Venezuela.
Acesse o link para visualizar o planisfério com alguns mapas:
http://2.bp.blogspot.com/-rDMHKED45rE/UEazdfP-dZI/AAAAAAAABXk/E43_upX0HeU/s1600/Blocos+Econ%C3%B4micos+Mundiais+-+1.JPEG
Responda
1) Cite os três importantes blocos econômicos mencionados no texto:
2) O que significa a sigla NAFTA e quais são os países membros desse bloco?
3) Qual é o bloco do qual o Brasil faz parte e quais são os outros membros plenos?
Segundo Bimestre
3) Qual é o bloco do qual o Brasil faz parte e quais são os outros membros plenos?
Segundo Bimestre
Aula 33 - Globalização e Meio Ambiente
Aula expositiva com o uso do livro didático disponível na escola - páginas 42 a 45.
Aula expositiva com o uso do livro didático disponível na escola - páginas 42 a 45.
Objetivo: Estabelecer algumas relações entre o atual contexto econômico e os problemas ambientais globais
Questões:
1) Cite alguns problemas ambientais globais:
2) O que é aquecimento global?
3) Cite o principal fator antrópico (causado pelo homem) do aumento do efeito estufa:
5) O que é Protocolo de Kyoto?
6) Qual é o gás emitido por atividades humanas que causa aquecimento global e também destrói a camada de ozônio:
7) A concentração de O3 (ozônio) na estratosfera, formando a Camada de Ozônio, oferece que tipo de proteção para a vida na Terra?
Questões:
1) Cite alguns problemas ambientais globais:
2) O que é aquecimento global?
3) Cite o principal fator antrópico (causado pelo homem) do aumento do efeito estufa:
5) O que é Protocolo de Kyoto?
6) Qual é o gás emitido por atividades humanas que causa aquecimento global e também destrói a camada de ozônio:
7) A concentração de O3 (ozônio) na estratosfera, formando a Camada de Ozônio, oferece que tipo de proteção para a vida na Terra?
8) Cite duas conferências mundiais da ONU sobre meio ambiente ocorridas no Brasil:
Aula 34 - Exibição de vídeos do INPE - problemas ambientais globais
Acesse os links
Aumento do esfeito estufa
Responda:
1) Qual é o principal gás causador do aquecimento global?
2) Que consequências podem ocorrer devido ao aumento do efeito estufa?
Destruição da Camada de Ozônio
https://www.youtube.com/watch?v=JFgqgyqfIM03) Que tipo de problemas de saúde serão cada vez mais comuns em função do afinamento ou diminuição da concentração de O3 na estratosfera?
Desenvolvimento Sustentável X Consumismo
Reveja o vídeo "A história das coisas" (versão brasileira)
https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
OBS: licença médica da professora. A prof substituta deu continuidade (2º bimestre - Aspectos do continente Europeu)
3º Bimestre (professora substituta iniciou: Aspectos do continente africano)
Retorno - professora titular deu continuidade ao assunto - "Aspectos do Continente Africano" com base no livro didático devido à restrição médica, a professora tem evitado ficar de pé devido à sequela de fratura no pé direito. As aulas passaram a ser expositivas com base no livro didático.
Questões propostas como tarefa para 3º bimestre:
3º Bimestre (professora substituta iniciou: Aspectos do continente africano)
Retorno - professora titular deu continuidade ao assunto - "Aspectos do Continente Africano" com base no livro didático devido à restrição médica, a professora tem evitado ficar de pé devido à sequela de fratura no pé direito. As aulas passaram a ser expositivas com base no livro didático.
Questões propostas como tarefa para 3º bimestre:
Copie as questões em folhas e responda: